sábado, 21 de janeiro de 2006

Na aula de Matemática!



Na aula de Matemática (quinta-feira) aconteceu uma coisa surpreendente!! A professora escreveu no quadro uma expressão numérica enorme com fracções e não só, até aí tudo calmo (embora fosse a primeira... ela gosta logo de nos pedir o mais difícil)! Passados uns segundos sentimos um turbilhão e a sala tremeu, olhámos para o quadro e vimos o bicho-papão da Matemática! Ele, pensando que nos ia meter medo, olhou para nós e mostrou os seus grandes dentes (as fracções da expressão numérica, os numerais decimais, os numerais mistos, tudo misturado), mas nós calmos, serenos, sem qualquer dos medos olhámos, observámos... E aí reparámos: o bicho-papão estava fora de moda e tinha trazido qualquer coisa para nós! Então, enquanto lhe mudávamos o visual (transformar numerais decimais em fracções, descobrir fracções equivalentes e pô-las com calças da mesma cor para adicionar ou subtrair...), íamos descobrindo, aos poucos e poucos, uns com os outros, a surpresa que o bicho-papão trazia com ele. Passado algum tempo, já cansados de mudar tantas roupas, conseguimos o visual perfeito e também descobrimos a surpresa que o bicho-papão trazia com ele: ele trazia uma fracção irredutível, 89/20! Exactamente: oitenta e nove vinte avos!! Mas que grande dia, vocês não estão bem a ver! Mas uma coisa é certa: com tanta roupa que mudámos na quinta-feira às fracções já nem é preciso formarmos-nos em estilismo, pois já temos o curso todo!!!!!

Monica


Espero que gostem!

13 comentários:

Anónimo disse...

Ainda ninguém fez comentários! Será que gostaram?

Monica

Teresa Martinho Marques disse...

Pois eu cá gostei e muuuuuito, como já te disse! Mas sou suspeita... como é matemática... Acho que eles estão entretidos noutro lugar e pensam que não há novidades na sala 16! Amanhã já lhes contas e vêm cá a correr!
Beijinhos

Anónimo disse...

Ola Monica

Sabes que isto ao fim de semana parece que o cerebro fica dormente! O de alguns, pelo menos, porque o teu esteve a trabalhar e muito bem. Gostei muito, irredutivelmente muito, do teu texto. Espero que muita gente o leia e aprenda algo com ele. Afinal a Matematica nao e nenhum papao e ate pode ser muito divertida!

Um beijo de Franca, sem acentos nem cedilhas

Cara Metade

Teresa Martinho Marques disse...

Monica

Só para te rires... O Cara-Metade achava que a Mónica era eu ( com um pseudónimo para me disfarçar - procura o significado da palavra). Só hoje percebeu, depois de já ter posto o comentário, que a Mónica era uma aluna. E foi porque eu lhe disse! E isto porquê? Porque achou o texto muito bom e não lhe ocorreu que pudesse ter sido uma aluna a escrever (nem este nem o da explicação sobre a importância de estudar matemática). Continua com esse teu entusiasmo que nos contagia a todos!

matilde disse...

Parabéns Mónica pelo texto!...
Esta criatividade e amor com que olhas a Matemática é contagiante.

Parabéns Sala 16 pelo excelente espaço que aqui têm... Não é de estranhar a forma apaixonada com que a Prof.ª Teresa fala dos seus alunos ;-)

Continuem sempre assim - a dar ao mundo um pouco de vocês.... que o mundo bem tem a aprender com a vossa força, sensibilidade, criatividade e optimismo!

Anónimo disse...

Olá Mónica, adorei o teu texto e ainda bem que já descobriram que o bicho papão está fora de moda. Adorei as mudanças de roupa, especialmente pôr as calças da mesma cor, tu e os teus colegas estão mesmo formadíssimos em estilismo :)
Isabel (sou colega da tua professora)

Anónimo disse...

Obrigado a todos pelos elogios! Nós damos sempre o nosso melhor e tentamos sempre "contagiar" os outros com a nossa doença: força de vontade!

MUITAS BEIJOCAS

Monica

TA-SE(xto) disse...

o teu texto está super fix... estavas sempre a inssistir para eu lelo e assim o fiz e gostei muito...


parabéns beijinhos carolina

Anónimo disse...

Só vejo aqui o coment da Carol. E vocês, será que já viram o texto? Espero que escrevam algo ou que digam alguma coisa na escola.

BEIJOCAS
Monica

Anónimo disse...

olaaa monica e professora teresa marques!!!!PARABÉNS mònica!!!!

pedro sarreira do 6ªA

Anónimo disse...

Obrigado Pedro.

Monica

Anónimo disse...

Mónica:
Penso que o teu texto está muito creativo e imaginativo!
Muitos parabéns da tua amiga,
Alexandra

Anónimo disse...

Estou a ver que foi fácil mudar o visual ao monstro, mas a mim também será fácil mudar o visual?

Joquinhas,

Filipa