terça-feira, 24 de abril de 2007

As lições do Menino Tonecas - A aula de Francês

(É segunda-feira e o Tonecas dirige-se para a sala de aula, para desta vez ter uma lição de francês).

Tonecas – Bom dia senhor professor!
Professor – Bon jour Tonecas! Hoje vamos dar continuação á nossa aula de sexta-feira e vamos aprender um pouco mais de vocabulário em Francês relacionado com o mobiliário. Peço-lhe então menino, para desta vez estar com atenção, para eu não ter de repetir tudo, pois estou a ter uma segunda-feira bastante exaustiva. Como se costuma dizer em Francês “J`ai la tête de Lundi”*!
Tonecas – Ora essa, senhor professor! Então os franceses têm uma cabeça para cada dia?
Professor – Ainda há pouco a aula começou e já o menino está a dizer disparates! Então não vê que isto é uma expressão idiomática?
Tonecas – Expressão quê?! Eu cá só conheço a expressão furiosa da minha avó quando eu lhe roubo as bolachas!
Professor - Menino Tonecas cale-se por favor que eu quero continuar com a vossa lição. Então vamos lá aprender mais vocabulário! Cadeira diz-se chaise, cama diz-se lit. Ouviu menino Tonecas?
Tonecas – Li o quê? Ó senhor professor, eu não li absolutamente nada! O que é que o senhor professor mandou ler afinal?
Professor – Eu não mandei ler nada menino, só o mandei escutar o que eu digo!
Tonecas - Há! Então está bem! …
Professor - Então, como eu estava a dizer …
Tonecas - Senhor professor …!
Professor - Não me interrompa menino Tonecas! Como eu estava a dizer …
Tonecas - Ó senhor professor !
Professor – Afinal o que se passa? Eu não disse já para não me interromper?!
Tonecas – Peço desculpa, mas o senhor professor tem o pescoço sujo de giz!
Professor - ( Limpa o giz com as costas da mão) Pois menino, mas para a próxima esforce-se por dizer isso em francês! Ora pescoço diz-se …?
Tonecas - Diz-se …
Professor - Diz-se cou menino!
Tonecas – Perdão?! Também tem isso sujo senhor professor?!
Professor – Não seja inconveniente menino Tonecas! Que má educação!
Tonecas – (Chora) Desculpe … desculpe!
Professor - Pronto … também não vale a pena chorar! Mas que isto não se repita! Seja um bom estudante e copie lá o que está no quadro …
Tonecas – Deixei o estojo no escritório do meu pai.
Professor - No escritório do seu pai?!
Tonecas – Sim, senhor. Mas se me emprestarem um lápis e uma borracha, eu já posso copiar …
Professor- Então diga ao menos lápis e borracha em francês. Repita comigo … crayon et gomme.
Tonecas- Vai dar-me uma goma senhor professor ?! Ai que simpático que o senhor é! Mas só se for uma de morango porque das outras eu não gosto! Já a minha mãe só gosta das de banana e a minha irmã …
Professor - Ai menino, o que hei-de fazer consigo! Não diz nada certo. Não lhe vou oferecer goma nenhuma! O menino é que disse que tinha deixado o estojo no escritório do seu pai. Pelo menos sabe como se diz escritório?
Tonecas – Eu não, senhor professor.
Professor - Diz-se Bureau. Ouviu-me menino ou estava de novo distraído?
Tonecas – (a choramingar) Ouvi pois! Chamou-me burro, foi o que foi …!
Professor – Eu não disse tal coisa mas que o pensei é bem verdade. Mas por favor não comece de novo a chorar … vamos lá esquecer isto e continuar, mas antes apanhe o seu casaco do chão e pendure-o antes que se suje!
Tonecas – E penduro onde?
Professor – E onde é que havia de o pendurar? No cabide está claro! Como se diz em francês … no porte-manteau.
Tonecas – Pela porta saía eu já, se o senhor professor me deixasse!
Professor – Então é melhor correr menino Tonecas, antes que eu próprio o ponha lá fora!
Tonecas – (a correr) Então adeus professor!
Professor – Adeus … adeus … quer dizer, … au revoir!

* Traduzida para Português esta expressão quer dizer “ estar com a cabeça de segunda-feira “ e refere-se ao humor com que normalmente as pessoas vão trabalhar á segunda.

By Filipa

7 comentários:

Anónimo disse...

BEM ESTE TEXTO DO MENINO TONECAS ESTÁ MESMO GIRO!

PARABÉNS!!!

É BOM SABER QUE O A-TEAM NÃO ACABOU!!

:)
BY:GUI

Anónimo disse...

Obrigada Gui!
Boas férias e beijinhos,
Filipa

Anónimo disse...

Bem... Parece que temos uma grande escritora nesta equipa! Gostava de ver mais dotes na vossa turma!

By: Amiguinho(a) Secreto(a)

Anónimo disse...

Olá Amiguinho(a) Secreto(a)!
Obrigado pelos teus comentários!
Bem... Suspeitas, suspeitas não tenho nenhuma...
Será que nos podes dar pistas? Com pistas talvez te "desmascaremos"!... :)
Mónica

Anónimo disse...

Agradeço imenso os teus simpáticos comentários,Amiguinho(a)Secreto(a)!

Só que tal como a Mónica, adoraria saber quem és!
Vamos continuar a "investigar", mas seria óptimo se nos desses uma ajudinha ...
Filipa

Anónimo disse...

Dantes dava na tv as Lições do Tonecas, e o senhor que fazia de Tonecas anda lá na minha faculdade :)

Anónimo disse...

Está um espetaculo
nunca me ri tanto na vida
xD Parabens Filipa


By: Zoey(Dany)