terça-feira, 2 de dezembro de 2008


Objectivos para a 2ª ficha de avaliação de Ciências Físico-Químicas – 9ºano – Dez 2008
(objectivos da 1ª+ 2ª ficha de avaliação)


. Conhecer a estrutura do átomo (partículas constituintes, cargas, massas e distâncias).
. Conhecer o modelo atómico da nuvem electrónica.
. Distinguir número de massa e número atómico. Carga nuclear.
. Calcular o número de neutrões com base no nº de massa e nº atómico.
. Definir elemento químico e isótopo.
. Representar simbolicamente os átomos de um elemento químico.
. Fazer a distribuição ou estrutura ou configuração electrónica de vários átomos.
. Indicar o número de electrões de valência de um elemento e o nível de valência.
. Definir o que é um ião. Distinguir catião de anião. Identificar iões isoelectrónicos.
. Prever o tipo de ião formado por um elemento com base na distribuição electrónica.
. Conhecer a estrutura da Tabela Periódica. Distinguir grupo e período.
. Distinguir metais e não metais. Localizar metais e não metais na Tabela Periódica.
. Relacionar a estrutura electrónica com a posição do elemento na TP
. Conhecer o nome das famílias dos grupos 1,2,13 e 18 da Tabela Periódica. Explicar como varia o tamanho dos átomos ao longo do período e do grupo na TP.
. Distinguir metais e não metais, de acordo com as características físicas e químicas
· Escrever as equações de palavras, as equações químicas e acertar de acordo com a Lei de Lavoisier as reacções dos elementos do grupo 1, 2 e 17 com o oxigénio e a água ( tal como foi trabalhado em aula teórica e laboratorial).
· Escrever a fórmula química de óxidos (CaO, Na2O, …), hidróxidos (NaOH, Mg(OH)2,…) e ácidos (HNO3 H2SO4 H2CO3) a partir dos iões correspondentes.
· Explicar a formação das chuvas ácidas (Reacções de óxidos não metálicos com água…)
· Saber como varia a reactividade (com a água) ao longo do grupo e do período, quer para os metais do 1º grupo quer para os elementos do 17ºgrupo e explicar esse comportamento.
· Prever o comportamento químico de elementos que pertencem à mesma família (césio…)
· Reconhecer que entre os elementos da TP se estabelecem os 3 tipos de ligações químicas: covalentes, iónicas e metálicas.
· Caracterizar ligações covalentes quanto ao nº electrões partilhados (simples, duplas e triplas)
· Conhecer a geometria de moléculas simples e prever a geometria de outras.
· Representar átomos e moléculas através da notação de Lewis;
· Estabelecer a fórmula de estrutura de moléculas formadas por elementos químicos entre os quais se estabelecem ligações covalentes simples, duplas e triplas;
· Classificar as ligações e as moléculas quanto à sua polaridade.
· Explicar porque consegue atrair um fio de água com uma vareta electrizada
· Distinguir ligações intermoleculares e intramoleculares.
· Identificar algumas propriedades das substâncias moleculares a partir das lig intermoleculares
· Prever o estado físico de algumas substâncias moleculares, à temperatura ambiente.

(Pela Professora Anabela Aguieiras.)

Por: Mónica

2 comentários:

TA-SE(xto) disse...

O peru esta um espectáculo! mas o que tinah a tua voz fez bastante sucesso devo dizer-te monica.

:D

Margarida

TA-SE(xto) disse...

Ainda bem que gostas-te!
^^

Mónica