segunda-feira, 30 de janeiro de 2006

A propósito das terras do Rei Sol...


Tal como foi dito antes aqui, eu estive a preparar uma pequena pesquisa, para ficarmos a saber mais sobre o Rei Sol!

Para começar, o seu nome era Luís XIV e era chamado de Rei Sol porque era muito rico e viveu uma vida de luxo. Para simbolizar o seu poder e a sua riqueza, até foi feita uma ópera, em que o rei participava e fazia o papel de sol!
Ora, isto foi há cerca de 350 anos, quando era o governante mais poderoso da Europa. Este foi coroado rei com apenas cinco anos de idade e reinou durante 72 anos!



O palácio do rei

Este rei mandou construir um luxuoso e magnífico palácio nas proximidades de Paris, em Versalhes. Ele demorou 47 anos a ser construído!
Recheou-o com pinturas, estátuas e mobílias de valor inestimável! O palácio era também composto por amplos e lindos jardins, cheios de fontes e estátuas do rei. Este vivia lá com a sua família, os seus conselheiros e mais de 1500 criados. Grande parte da Nobreza também vivia lá. E podem acreditar que havia espaço para toda esta gente, pois existiam 700 quartos!

Alexandra


Para saberem mais vão até:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lu%C3%ADs_XIV
(Foi aqui que encontrámos a imagem do Rei)

Mais um "link"! Liga-te ao Mundo...

Queres saber as notícias mais importantes de hoje, nos Estados Unidos da América? E em toda a Europa? Em qualquer continente?

Se queres vai até

http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/

Atenção: é preciso saberes Inglês (mesmo que não seja muito)!

Monica


quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

O Quê Que Quem...

Lançamento do Livro:

O Quê Que Quem
NOTAS DE RODAPÉ E DE CORRIMÃO
Who's Who & What's What
FOOTNOTES & GRACE NOTES



NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2005 ...

Houve um grande acontecimento. No mesmo dia em que abriu a Feira do Livro, vieram à escola dois grandes autores (Eugénio Roda e Gémeo Luís) que lançaram um livro, deram autógrafos e responderam a entrevistas.

O A-Team (é claro!) teve de receber bem as nossas "visitas"; então realizaram uma pequena peça de teatro baseada no livro: "O Quê Que Quem - Notas de rodapé e de corrimão" (o tal livro que os autores lançaram).
O teatro correu muito bem e foi muito divertido! Para a encenação, os alunos não precisaram de utilizar roupas específicas. Baseados nas frases que os autores "construíram", criaram situações diversas, como por exemplo:
«Memória deve andar no bolso, para nos lembrar em que bolso a trazemos.» (frase do livro);
«Oh, professora! Desculpe! Esqueci-me de tirar a memória do bolso, antes de a mãe lavar as calças!...»
Este é apenas um exemplo, pois houve muitos mais, sem esquecer que esta obra está escrita em Português e também em Inglês, língua a que os alunos, por vezes, recorreram na sua peça.
Foi um tamanho sucesso que até repetiram duas vezes! O A-Team teve um grande trabalhão a organizar tudo (com a ajuda da sua directora de turma), mas valeu a pena!
O Clube de Jornalismo fez uma entrevista aos autores! Vem já a seguir.

Mónica , Ana Filipa, Ana Patrícia , Susana e Margarida



Entrevista ao autor Eugénio Roda (Emílio Remelhe)
e ilustrador Gémeo Luís (Luís Mendonça)

1 - Fazem livros porquê e para quê?
Porque gostamos de escrever. E porque gostamos de partilhar o que gostamos de escrever.
2 - Como não encontrámos a definição de criança no livro, queremos saber: o que é uma criança?
A criança foram vocês no espectáculo (A-Team no espectáculo de boas vindas para os autores). Muito: Inteligentes; Divertidos; Meigos; Marotos; Inesquecíveis.
3 - Quem é o mais teimoso dos dois quando estão juntos a trabalhar num livro?
(Dizem os dois ao mesmo tempo)
- Ele!!! Pois, para haver um teimoso, tem de haver dois.
4 - O que é que os vossos filhos dizem dos vossos livros?
Quando os vêm dizem: Mais um!
5 - A quem atribuem vocês a culpa de serem assim, como são, e de fazerem estas "coisas".... tão engraçadas?!
Não sabemos! Teríamos de procurar e pensar muito!
6 - Porque é que vocês fazem estas coisas?(pergunta aos alunos)
Nós fazemos estas coisas para animar as pessoas, porque gostamos de apresentar coisas novas, para descobrirmos os nossos talentos, para todos ficarem orgulhosos de nós e da nossa geração, para nos divertirmos e convivermos uns com os outros, e para termos muitos(as) fãs!

Ana Filipa , Ana Patrícia, Mónica , Margarida, Carolina , Rui , Rogério , Eduardo L., Susana

O QUÊ QUE QUEM - NOTAS DE RODAPÉ E DE CORRIMÃO

GÉMEO LUÍS (ILUSTRAÇÃO)

EUGÉNIO RODA (TEXTO)

EDIÇÃO BILINGUE (PORTUGUÊS/INGLÊS)

TRADUÇÃO DE ANA SALDANHA

EDIÇÕES ÉTEROGÉMEAS, 2005

COLECÇÃO PANORAMA IRREQUIETO

Gémeo Luís e Eugénio Roda são respectivamente pseudónimos de Luís Mendonça e Emílio Remelhe, ambos docentes na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

Esta notícia saíu no jornal da nossa escola e fomos nós, os alunos do A-Team que estão no Clube de Jornalismo, que a escrevemos.

sábado, 21 de janeiro de 2006

Na aula de Matemática!



Na aula de Matemática (quinta-feira) aconteceu uma coisa surpreendente!! A professora escreveu no quadro uma expressão numérica enorme com fracções e não só, até aí tudo calmo (embora fosse a primeira... ela gosta logo de nos pedir o mais difícil)! Passados uns segundos sentimos um turbilhão e a sala tremeu, olhámos para o quadro e vimos o bicho-papão da Matemática! Ele, pensando que nos ia meter medo, olhou para nós e mostrou os seus grandes dentes (as fracções da expressão numérica, os numerais decimais, os numerais mistos, tudo misturado), mas nós calmos, serenos, sem qualquer dos medos olhámos, observámos... E aí reparámos: o bicho-papão estava fora de moda e tinha trazido qualquer coisa para nós! Então, enquanto lhe mudávamos o visual (transformar numerais decimais em fracções, descobrir fracções equivalentes e pô-las com calças da mesma cor para adicionar ou subtrair...), íamos descobrindo, aos poucos e poucos, uns com os outros, a surpresa que o bicho-papão trazia com ele. Passado algum tempo, já cansados de mudar tantas roupas, conseguimos o visual perfeito e também descobrimos a surpresa que o bicho-papão trazia com ele: ele trazia uma fracção irredutível, 89/20! Exactamente: oitenta e nove vinte avos!! Mas que grande dia, vocês não estão bem a ver! Mas uma coisa é certa: com tanta roupa que mudámos na quinta-feira às fracções já nem é preciso formarmos-nos em estilismo, pois já temos o curso todo!!!!!

Monica


Espero que gostem!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Respostas aos Desafios e Agradecimentos

Respostas aos desafios:

EdMartinho é o Pai da prof. 3za.

Está a escrever-nos da Bélgica, país onde nasceu Jacques Brel.

Cara-Metade é o marido da prof. 3za.

Está a escrever-nos de França, onde os teclados não têm cedilhas e os acentos são diferentes.
Quanto ao Rei Sol foi a maior pista para chegarmos até França...

Brevemente vos diremos quem foi ele... mistério!
A Alexandra já andou a pesquisar...

A resposta ao desafio sobre a Matemática (por que devemos estudá-la) foi respondida pela Mónica noutro lugar... procurem!

Agradeçemos a Edmartinho e a Cara Metade pelos desafios que nos fizeram! Esperemos que muitos dos nossos visitantes o façam! Agradecemos também a todos os que visitam o nosso blogue, pois nós estamos a fazê-lo com todo o carinho!

Obrigado!

A-Team



Graffitis... virtuais?

Querem fazer graffitis no computador?

Vão até:

www.graffiticreator.net

Monica

BTT (Bicicleta de Todo o Terreno)


O BTT é um desporto escolar onde todos podem participar.
Eu soube deste desporto escolar por umas amigas minhas e depois convidei a Susana para ela participar. Ela aceitou, as duas fomos pedir as inscrições para avançar.
Na quarta-feira lá pegámos nas nossas bicicletas e chegámos à escola. O professor disse para a gente esperar um pouco. Lá partimos depois para a grande "aventura" . Fomos pela mata fora. Ao princípio foi muito divertido! A parte que eu não achei muita graça foi a de termos de passar por dois túneis.
Mas o BTT é o máximo! É como estar a dar a volta ao mundo em 5:00 horas.

Eu e a Susana gostamos de andar de bicicleta porque, ao mesmo tempo, conhecemos sítios novos. Algumas das coisas que já fizemos foram:
- descer um belo rio seco;
- conhecermos uma casa na árvore;
- ver montes de coisas bonitas;
- conhecermos uns cavalos muito, mas muito simpáticos;
- passarmos por uma ponte que parecia desabar.

Tambem passámos por um túnel baixo, debaixo de uma estrada de alcatrão.
À vinda para a escola tivemos de fazer o percurso outra vez.
Acho que nesse dia me diverti imenso!

Cecília



Portal BTT (entra aqui na página da Internet)

O Rogério deu um contributo para este texto com o envio desta bicicleta fantástica!

A melhor bicicleta da Europa é esta:

Rogério

Poemas de que gosto


Para a festa da turma, do ano que passou, eu preparei um poema do livro do Jorge Sousa Braga (Herbário), da Editora Assírio e Alvim.

O meu poema era:

A Árvore da Borracha

As árvores também se enganam,
não a somar ou a subtrair, mas a florir.
Nem por isso ficam preocupadas!
Há sempre uma árvore da borracha mesmo à mão,
para apagar,
os erros que dão.

O poema da Cecília era:

O Cogumelo

Porque é que o cogumelo,
nunca tira o chapéu?
É porque não tem cabelo,
ou será porque tem medo,
que lhe caia em cima o céu?

Gostei destes poemas !

Daniel

Devemos estudar Matemática desde cedo porque...

Aqui vai a minha resposta a um desafio que nos foi feito nos comentários:

Devemos estudar Matemática desde muito cedo porque é muito importante para o nosso dia-a-dia, e também para o nosso futuro! E porque muitas das coisas que gostamos de fazer, como por exemplo ter uns blogues super-giros no computador, não existiriam sem a Ciência e a Ciência e a tecnologia dependem da Matemática!! Aqui tens boas razões para começares, e continuares, a estudar Matemática desde muito cedo. Acredita: "ela" vai fazer-te sempre falta!

Monica

quinta-feira, 19 de janeiro de 2006

Viajens virtuais...




http://www.pbs.org/wgbh/nova/pyramid/explore/

Podem explorar o interior da Grande Pirâmide do Egipto.


http://www.upennmuseum.com/cuneiform.cgi

Podem escrever o vosso nome em língua suméria.




A não perder!


Alexandra

quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

O Jornal da escola!




O Jornal da nossa Escola já saiu!!

Nesta edição do Jornal tivemos a participação de muitos alunos do 6ºA:

Patrícia
Filipa
Mónica
Susana
Margarida
Carolina
Eduardo
Rogério
Rui.


Parabéns a todos!!

(Havemos de divulgar aqui na Sala 16 alguns dos textos mais engraçados e interessantes feitos por alunos da nossa turma!)


Mónica

terça-feira, 17 de janeiro de 2006

Desafio do mês de Janeiro

A Susana comeu metade de um chocolate.
A Mónica comeu metade de outro chocolate.

Leiam os seus comentários:

Susana: Comi mais chocolate do que tu.
Mónica: Não é verdade, comeste exactamente a mesma quantidade de chocolate do que eu!

Diz a Cecília (que assistiu a tudo): a Susana tem razão no que diz.

Expliquem lá como é possível a Susana ter comido mais chocolate do que a Mónica!


(A-Team,
Respondam nos comments. Depois elegemos a resposta mais bem elaborada - conteúdo matemático e correcção linguística- Procurem ser completos e criativos na explicação.
Divirtam-se!)


Descobre aqui: Vida de Chocolate

Prof. 3za

segunda-feira, 16 de janeiro de 2006

A nossa turma e os armários


No outro dia estávamos na aula de matemática e a professora encostou-se por um bocadinho ao armário enquanto resolvíamos exercícios. O armário é a nossa máquina do tempo e acontecem coisas estranhas quando a professora passa perto dele, ou se encosta a ele. Estávamos todos em silêncio quando de repente a professora diz que teve uma ideia muito gira. Estava tão contente que começou a escrever no quadro coisas estranhas que nós nunca tínhamos visto na nossa vida. Começámos a fazer perguntas, a falar uns com os outros tentando perceber. A professora não dizia nada e de repente começou a falar... era uma coisa nova que havíamos de aprender no futuro, mas tínhamos de ter paciência. Nós estávamos já cheios de curiosidade. Então a professora disse que era melhor irmos a uma aula do passado para ver se conseguíamos perceber melhor, mas com aquilo que nós percebemos no presente, o que estava no passado era super fácil e então voltámos para o presente. Passado pouco tempo ouvimos bater, mas não era à porta. Era dentro do armário os meninos do futuro explicando que aquilo era fácil, que já tinham aprendido aquilo de outras maneiras. Medimos, contruímos, verificámos e lá estava o mistério do pi a ser resolvido aos poucos, aula a aula!

Bem, resumindo e concluindo, nós e os armários damo-nos muito bem. Pode ser que um destes dias vamos nós fazer uma visitinha lá ao futuro para eles verem que também sabemos muitas coisas. E vai ser a nossa máquina do tempo (armário da sala 16) que nos irá levar até lá!

Margarida

domingo, 15 de janeiro de 2006

Segurança na Internet

Deixo aqui dois "links" (elos, ligações...) que nos transportam a sítios onde são dadas dicas sobre a segurança na Internet (também já estão colocados na coluna da direita, para estarem sempre à mão e poderem refrescar a memória).


Em Alerta!


E-mílio Comissário da Segurança na Internet

Antes de começar o trabalho, ou antes de criarem um blog pessoal, não se esqueçam de ler tudo com muita atenção!

Prof. 3za

sábado, 14 de janeiro de 2006

Matemática divertida

Enquanto ganham coragem e se preparam os materiais para começar o trabalho na Sala 16...
deixo-vos aqui umas actividades matemáticas úteis e divertidas.

Começo pelo jogo das fracções que temos jogado na nossa "Ilha do Tesouro Matemático" (têm duas versões, uma para jogarem sozinhos, e outra para jogarem a pares ou em equipa).

http://illuminations.nctm.org/ActivityDetail.aspx?ID=18. (sozinhos)

http://standards.nctm.org/document/eexamples/chap5/5.1/ (pares/equipas)

Outros jogos e outras actividades para irem explorando:

www.fi.uu.nl/rekenweb/en (Instituto Freudhental - Inglês - 1º e 2º ciclos)

www.fi.uu.nl/rekenweb/pt (Instituto Freudhental - Port. - 1º e 2º ciclos)

www.fi.uu.nl/en/pt (Instituto Freudhental - Port.- 3º ciclo)

www.fi.uu.nl/wisweb/en (Instituto Freudhental - Inglês – 3º ciclo)

http://matti.usu.edu/nlvm/nav/vlibrary.html (NCTM)

http://illuminations.nctm.org/tools/index.aspx (NCTM - illuminations - Tools)

http://www.funschool.com/index.html (FunSchool)

http://www.nzmaths.co.nz/BrightSparks/ (Bright Sparks)

http://arcytech.org/java/ (Java programs)

http://www.peda.com/poly/ (Poliedros)

http://www.apm.pt/apm/menumat/ (Menu Matemático – APM)

http://www.cs.uidaho.edu/~casey931/conway/money.html (Moneybags)

http://www.reniza.com/matematica/ (Matemática divertida)

http://www.coolmath4kids.com/ (Coolmaths)

E, claro, é bom que vão treinando o Inglês... muitos dos bons jogos e actividades têm as instruções nesta língua.
Divirtam-se a explorar o mundo de aventura da matemática na Internet!
(Depois conversamos sobre as descobertas...)

Prof. 3za